Certificação em TI ou Graduação?
- Lima M.
- 27 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Atualmente, está acirrada a disputa pela liderança na preferência dos recém formados e se nota um significativo aumento nos cursos de pós-graduação que, em algumas instituições, ganhou o pomposo nome de MBA.
A preferência dos recém formados confirma-se pela queda na média de idade dos que procuram esses cursos, qual seja, de 34 para 25 anos. As certificações em TI não deixaram por menos e, para acompanhar a velocidade das tecnologias que surgem e morrem diariamente, é necessária a criação de novas certificações e o aumento da complexidade das já existentes, pois existe um consenso no mercado que, para garantir a empregabilidade, é essencial estar atualizado com a última versão, afinal ninguém vai dar um lugar em destaque no CV para uma certificação de uma tecnologia que está extinta.
Mas uma coisa tem que ficar clara ao leitor: o mercado de trabalho exige que o profissional possua tanto a faculdade como a certificação, pois ambas se complementam e possuem finalidades diferentes.
A faculdade tem como principal objetivo ampliar o campo de visão do aluno e o tornar um “questionador”, cabe ao interessado procurar outras fontes de informação para complementar o que é aprendido na academia, pois o que nos é fornecido pelos professores é apenas uma pequena fração do que de fato existe sobre o tema estudado e que pode ou não estar tendencioso ao que o instrutor acredita. Esta é uma das razões da palavra “questionar” se encontrar como foco, além de estar fundamentado por pesquisas científicas.
A certificação complementa o estudo e cria especialistas por área de atuação, mas sem informações de mercado e conhecimento de outras linhas de pesquisa fornecidas pela academia pode deixar o profissional bitolado com uma visão limitada do todo.
É claro que a experiência, traduzida na participação ou na coordenação de projetos de sucesso, é um excelente item do currículo. Mas para os profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir a prática, o que fazer?
Se for escolher entre os dois, considero a graduação mais importante por permitir uma base para a construção de uma carreira sólida e duradoura. Pessoas com poucos meses de estudo podem conseguir uma certificação sobre um assunto específico, mas uma graduação vai exigir muitas horas de estudo e prática em diversas disciplinas diferentes.
Então profissional, levante as mangas e bons estudos! No link http://www.marcoandrade.com.br/primeira-certificacao-microsoft-como-se-preparar-para-o-exame/ do profissional Marco Andrade você encontra informações sobre como conseguir sua primeira Certificação Microsoft, uma das mais valiosas no mercado de TI!
Comments